terça-feira, 28 de agosto de 2012

                         Arara Canindé


Ave pertencente à família dos psitacídeos.

É considerada a mais domesticável das araras, chegando a aprender diversas palavras e sons.

Tamanho: 75 - 83 cm

Peso: 1,0 – 1,2 kg

Expectativa de vida: 70 anos


Tamanho: 75 - 83 cm

Peso: 1,0 – 1,2 kg

Expectativa de vida: 70 anos

Características: A fronte e a parte anterior da coroa têm cor esverdeada; a garganta e o bico têm cor negra; as auriculares, o peito e a parte inferior das asas são amarelos; o restante da plumagem tem cor azul-viva. Apresentam pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas negras, que formam riscas paralelas. Não existem características físicas que diferenciem machos e fêmeas (dimorfismo sexual).



DISTRIBUIÇÃO GEOGRAFICA:
Ocorre em quase todo território Brasileiro, Leste do Panamá a Colômbia, leste e oeste do Equador, leste do Peru a Venezuela, extremo nordeste de Monagas e região central de Delta Amacuro, sul do Rio Orinoco, no Amazonas, Guianas, grande parte do sudeste da Argentina, localmente extintas na Bolívia, Paraguai e reintroduzida em Trinidade.

Habitat: É comum na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas. Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento.

Alimentação: Folhas, sementes, cocos de buriti, macaúba, babaçu, frutos de jatobá e pequi. Aprecia mais a semente do que a polpa dos frutos.

Reprodução: Postura de 2 a 4 ovos. São incubados principalmente pela fêmea que é alimentada pelo macho, durante o período aproximado de 26 a 28 dias. As crias são totalmente dependentes dos pais (altriciais), permanecendo cerca de 12 semanas no ninho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário