terça-feira, 28 de agosto de 2012

                           Periquito

                                  Periquito


Originários da Austrália, os Periquitos (Melopsittacus undulatus) são aves da família Psittacidae.  Facilmente encontrados no interior da Austrália, os periquitos, em seu ambiente natural, são verde claro. A imensa variedade de cores de periquitos resulta de mutações ocorridas em cativeiro.
Periquito
Periquito
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
  Família: Psittacidae
A criação dessas aves em grande escala teve inicio em 1850, na Antuérpia. Devido à demanda por periquitos ser superior a capacidade de produção, milhares de aves selvagens passaram a ser capturadas e importadas diretamente da Austrália. Temendo a dizimação da espécie, em 1894 o governo da Austrália embargou a exportação de periquitos. O embargo ainda está em vigor. Com a criação em cativeiro e as consequentes mutações, surgiram milhares de variedades de cores de periquitos, sendo que a primeira mutação foi registrada em 1870, na Bélgica. (ANSANTE, 2010)
Os periquitos não ultrapassam os 16 cm de comprimento. O sexo dos periquitos pode ser identificado pela cor da narina (carúncula). Os machos apresentam, via de regra, a narina azul ou lilás, sendo mais comuns os de cor azul. Já as fêmeas apresentam a narina marrom ou branca, sendo mais comuns as de cor marrom.
Sementes, verduras e frutas são à base da alimentação dos periquitos. As principais sementes oferecidas aos periquitos em cativeiro são: alpiste, aveia e painço. Verduras de cor verde escura (chicória, almeirão, etc.) e frutas como banana, maça e laranja também fazem parte do cardápio dos periquitos. No entanto, é necessário cuidado, pois algumas frutas podem fazer mal a essas aves, como o abacate, por exemplo, que pode levar o periquito à morte. O milho verde, ainda na espiga, e cru, é o alimento preferido dos periquitos. Em criadouros, é essencial que os periquitos tenham água sempre à disposição, assim como devem ser oferecidos complementos especiais para as aves, como farinhadas (mistura de nutrientes e vitaminas) e o Grit (areia).  (ANSANTE, 2010)
Na natureza, os periquitos vivem em bandos, o que possibilita a criação dessas aves em viveiros comunitários. São extremamente brincalhões, adoram tomar banho, sobretudo no verão. Os periquitos podem viver cerca de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário